Cento e vinte trabalhos de artistas de todo o mundo estarão expostos a partir deste sábado (20), em Gramado, quando inicia o 27º Intercâmbio Internacional Miniarte. As obras valorizam as técnicas de pintura, tela, desenho e fotografia, e ficarão na cidade até o dia 30 de junho, no Centro Municipal de Cultura. Em 2017, o Miniarte ganhou o tema “Fantasia” e tem a artista plástica gaúcha Ena Lautert como artista destaque da edição.

A abertura oficial do 27º Intercâmbio Internacional Miniarte – Fantasia ocorre às 11h de sábado, no Centro Municipal de Cultura. É a quarta vez que Gramado recebe a exposição itinerante, que tem criação e coordenação da artista Clara Pechansky. A Miniarte tem o apoio da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, supervisão local da diretora do Centro Municipal de Cultura, Maria Helena Drechsler, e a coordenação e montagem de Débora Irion, Rita Gil e Ricardo Wittmann. O projeto conta ainda com a parceria da Associação Chico Lisboa, a mais antiga associação de artistas plásticos do Brasil, fundada em 1937.

Homenageados e convidados

Homenageada: Ena Lautert (Brasil)

Convidados de Honra: o pintor Jorge Luis Hurtado Reyes, Diretor da Universidade Autônoma de Sinaloa (México) , o muralista e escultor Ernesto Rios Rocha, fundador da OMAI México, e o pintor Jorge Torres, Presidente da Fundação MAI Colômbia

Convidados especiais: Andrea Garcia (Argentina), Benjamin Swatez (Estados Unidos), Bernardete Conte (Estados Unidos), Carolina Villa (Argentina), Els Van Asten (Holanda), Felipe Drago (Chile), Pilar Gomez (Colômbia) e a prata da casa, os artistas brasileiros, Beatriz Balen Susin, Eliane Santos Rocha, Liana Timm e Maristela Salvatori

O Miniarte – Criado em 2003, o Projeto Miniarte já foi exibido em variados espaços internacionais, sempre reunindo artistas de diferentes origens em cada uma de suas edições. Desde 2013, o Miniarte é parceiro da Organização Mundial de Artistas Integrados – OMAI (México), e em 2014 passou a fazer parte da Fundação MAI Colômbia (Bogotá). O Miniarte representa o Brasil nessas duas entidades e conta hoje com 10 coleções que percorrem o mundo. A coordenadora Clara Pechansky salienta o caráter democrático do projeto, já que não há seleção de obras. Isso permite que iniciantes e artistas consagrados sejam mostrados lado a lado.

27º Intercâmbio Internacional Miniarte

Onde: Centro Municipal de Cultura – Rua Leopoldo Rosenfeldt, 818 – Gramado
Período: 20 de maio a 30 de junho
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min
Abertura oficial: sábado (20), às 11h